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Após crise, brasileiro volta para a Padaria

3 de agosto de 2018 0
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Após queda, o fluxo de consumidores nas padarias voltou a crescer em 2017. Isso ajudou o setor de panificação e confeitaria a faturar R$ 90,3 bilhões, o que representou um aumento nominal de 3,2% em relação a 2016. O ganho real foi de 1,28%, descontada a inflação da panificação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Os dados são da Abip (Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria), que realizou pesquisa com o Instituto Tecnológico de Panificação e Confeitaria. Foram ouvidas 400 empresas em 19 Estados. “O setor passou por anos difíceis no período de recessão, mas felizmente voltou a apresentar crescimento, até com um pequeno ganho real em 2017. Para este ano a sinalização é de que o desempenho do setor será melhor do que em 2017”, diz José Batista de Oliveira, presidente da Abip.

Oliveira citou ainda como elemento positivo a expansão nas vendas de produção própria, que somaram R$ 57,8 bilhões em 2017, com crescimento de 5,4% em relação a 2016. Os itens de revenda somaram R$ 32,5 bilhões no ano, com aumento de 0,7%.

Oliveira disse que houve queda porque o mercado está mais competitivo. “Com o avanço da produção de pães congelados no Brasil, outros tipos de varejo passaram a concorrer com as padarias e confeitarias, como supermercados, atacarejos, lojas de conveniência e mercadinhos. Esses varejistas têm investido em panificação como estratégia para fidelizar clientes”, observou o executivo.
De acordo com dados da Euromonitor International, o mercado total de panificação, incluindo o desempenho de padarias e das fábricas de pães e bolos, cresceu 3,1% e 2017, para 5,4 milhões de toneladas. Para 2018, a previsão é de um crescimento de 2,1%, para 5,6 milhões de toneladas.

Fonte: Valor Online


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